terça-feira, novembro 21, 2006

Suquinhos



Tomo destes sucos de vegetais todos os dias. Ao contrário do que imaginei, eles são bem gostosos, têm poucas calorias, não é utilizado açúcar para adoçar (é adoçado com o próprio açúcar da fruta) e dependendo da cor, tem algum componente em maior quantidade. Este da embalagem verde tem como forte o beta-caroteno. É composto de 21 legumes/folhas e 3 frutas. O sabor de cenoura e laranja predominam neste suco.
Já no roxinho, o forte é o polifenol, substância presente nas uvas e em maior quantidade no vinho. É composto por 18 legumes/folhas e 5 frutas. O sabor predominante é de uva.
No total são 4 sabores (um com sabor de tomante e outro de folhas) mas gosto mais destes dois da foto, em especial do roxinho, uma delícia!
Já experimentei de latinha e de garrafa pet mas acho que é mais saboroso nesta embalagem à vácuo. Não sei se tem alguma mudança na fórmula, mas sinto diferença de sabor conforme a embalagem

Alimentos orgânicos



Se você estiver interessado em comprar produtos orgânicos, procure por estes dois kanjis que se lêem "yu~uki" (mesmo pronúncia alongada do purun). Nos dicionários aparece um tracinho em cima da letra que deve ser alongada, mas aqui no meu teclado não tem. Toda vez que colocar este til entre as vogais significa que deve ser alongado na hora de pronunciar, ok? Pode parecer bobeira, mas dependendo da palavra pode ter significados diferentes. Yuki, por exemplo, é neve!
Às vezes na embalagem já vem escrito em inglês que é "organic" ou senão nas duas línguas, mas é mais comum encontrar escrito em japonês.

Engana fome



Costumo levar para o serviço algumas ameixas secas para comer quando bate uma fome fora de hora. Gosto destas que vêm embaladas uma a uma. Dá para deixar no bolso do uniforme e comer sem "dar muita bandeira"...rsss
As ameixas aqui são chamadas de "purun" (alongue a pronúncia do "u" do "run"= puru~un). Vem do inglês plum, mas os japoneses não conseguem falar o "L".

Leite com baixo teor de gordura



Até bem pouco tempo atrás, coisa de dois meses, ainda bebia o leite integral desta mesma marca, Morinaga. Para mim, um dos melhores leites à venda aqui.
Pois bem, por influência de minhas queridas amigas Ana e Karen, resolvi mudar algumas coisinhas na minha dieta. Nada muito radical, por enquanto. Ainda não consigo abrir mão de algumas comidas altamente prejudiciais à saúde. Estou naquele grupo que pede um cheeseburguer com refrigerante diet no momento! rsss
Resolvi substituir o leite integral por este com baixo teor de gordura, teishibougyunyu (tei=baixo, shibou=gordura, gyu=vaca, boi, nyu=leite). Confesso que a primeira vez que o tomei foi um choque. Achei muuuuuito aguado! Quanta diferença com o integral! Mas insisti, tenho até feito todas as receitas que pedem leite com este aqui e creio que não alterou drasticamente no sabor, e hoje estou tomando normalmente.


Em vermelho, estão os kanjis que se lêem TEISHIBOUGYUNYU.

segunda-feira, novembro 20, 2006

Ebisen de nori e wasabi



Acho que desde que me dou por gente eu conheço este salgadinho. É um long seller que nunca enjoa. Aqui temos o sabor tradicional e, como o kit kat, tem também variações de sabores por temporada limitada.
Este aqui de wasabi é muito bom, gostei bastante da leve queimação que dá na boca. Não chega a subir nas narinas como a pasta de wasabi que usamos para temperar sashimis, mas dá para sentir a língua arder com o tempero deste salgadinho. Como diz no próprio saquinho, difícil de largar, difícil de parar de comer.
O wasabi está desenhado no canto esquerdo inferior da embalagem. É esta raiz verde que lembra uma cenoura.
Muitas pessoas não gostam do efeito do wasabi, um ardor que sobe pelas narinas, faz lacrimejar os olhos e parece que sua boca está pegando fogo. Eu mesma era uma delas. Saboreava os sashimis com shoyu e gengibre ralado. Depois que soube que o wasabi faz assepsia do peixe cru, matando as bactérias, passei a utilizá-lo com parcimônia no começo. Agora viciei neste ardidinho. Sashimi agora sempre com wasabi!

Fermento em pó para bolo



Este é o fermento que costumo usar nos meus bolos. Existe também o pó Royal vendido nas lojas de produtos brasileiros, mas este aqui funciona tão bem quanto o outro, com a vantagem de ser encontrado em qualquer mercado aqui.
Após aberto, costumo sempre conservar a latinha na geladeira. Dizem que se conserva melhor, mas do jeito que eu faço bolos, uma latinha vai num instantinho, nem esfria direito e já vai para o lixo! rss

Bicarbonato de sódio



O bicarbonato de sódio aqui é conhecido como tansan. Existem várias marcas. Alguns vêm em dentro de caixinhas ou em embalagens plásticas como esta. Gosto desta embalagem pois vem com zíper embutido na abertura. Assim não é necessário usar os prendedores de roupa! rsss
Este pacote é enooooorme. Do jeito que eu uso pouco, geralmente uma ou meia colherinha nas receitas de muffins, ele vai durar a vida toda aqui! Parece-me que o bicarbonato é muito útil na limpeza doméstica, mas nunca o usei com esta finalidade. Na verdade nem sei como empregá-lo direito neste sentido. Se alguém que tenha experiência quiser deixar algumas dicas, agradeço!

Açúcar de confeiteiro não úmido



Este açúcar é um pouco mais seco e sempre o usei para polvilhar bolos mais úmidos ou mais gordurosos. Usando o açúcar de confeiteiro comum, após um certo tempo ele é absorvido pela massa e acaba desaparecendo. Usando este açúcar não úmido, já não acontece isto. Ele é um pouco difícil de ser encontrado nos mercados. Achei em apenas um ou dois mercados em Hamamatsu (Zaza City) e no Tokyu Hands (Nagoya).
Vendo sua composição no verso, vi que é formado de açúcar de confeiteiro e amido de milho. Será este o tal açúcar impalpável para se preparar pasta americana? Eu mesmo não sei dizer pois não é dado proporções dos dois ingredientes, mas achei este fato bem interessante.

Açúcar de confeiteiro



Powder sugar (pronuncia-se paudaa shugaa) ou koná zatou ou funtou são os vários nomes para o mesmo açúcar. Seja como ingrediente nas receitas, seja para polvilhar bolos ou tortas para decorar. Aqui em casa sempre tenho um pacote de reserva.

Açúcar branco



Conhecido como jouhakutou ou simplesmente shirozatou, o açúcar branco comum aqui tem aparência úmida. Se estocado por algum tempo, começa a empedrar. É bom sempre dar uma peneirada no açúcar se estiver muito empedrado antes de utilizar nas receitas.

terça-feira, novembro 14, 2006

Açúcar granulado fino



Este é o guranyuto. É um açúcar cristal bem fininho. Gosto de usar para enrolar docinhos ou para fazer calda de caramelo do pudim. Ele derrete mais rápido que o açúcar comum, na minha opinião.

Brown Sugar



Este açúcar levemente moreno chama-se san ontou e seu cheiro lembra caramelo. Existem várias gradações de cor do brown sugar conforme o fabricante. Este aqui é mais facilmente encontrado nos mercados.

Açúcar mascavo



Aqui o açúcar mascavo é chamado de kurozatou e vem tudo de Okinawa! Existem várias marcas e alguns são bem empedrados. Costumo comprar este que é bem aeradinho, nem precisa peneirar.

Kit Kat



Esta é uma edição especial do tradicional chocolate Kit Kat. Sou fã deste chocolate! Mesmo do simplezinho mesmo, mas vira e mexe aparecem estes recheios diferentes. Como boa chocólatra, preciso experimentar todos! rsss
Este aqui é coberto com chocolate misturado com matcha (pó de chá verde) e recheado com creme de kinako (farelo de soja) e ume vermelho. O ume é uma fruta muito consumida em conservas bem salgadas e azedas. Eu não senti o gosto do recheio, o sabor do chá é mais forte. Gostei da embalagem também, bem chiquezinha e o kit kat em pequenas porções como um bombom. Problema é conseguir comer só um! rsss



Já este é revestido com chocolate e morango. Diz na embalagem que é um chocolate de altíssima qualidade de Gana. Já o recheio é de creme de pistaches com uma pitada de alecrim. Este kit kat seria perfeito se não fosse tão doce! O aroma é ótimo!



Na onda do Halloween, a Nestle lançou este ano a versão de abóbora. Fiquei meio a pensar se era bom ou não, mas acabei comprando para experimentar. A primeira vez não achei muito bom e ficou encostado um tempo. Até que voltei a comer e achei gostoso, vai entender ne? rsss

É uma pena que estas edições sejam só por temporada. Há alguns anos atrás, esta mesma série de kit kat chocolatier lançou um recheado de maracujá que era simplesmente ma-ra-vi-lho-so!!! Comprava toda semana! Vamos ver quais serão as próximas edições! ;-)

segunda-feira, novembro 13, 2006

Farinha de trigo integral para pães

domingo, novembro 05, 2006

Farinha de trigo integral para doces



Existem várias marcas de farinha de trigo integral (zenryufun). Esta da embalagem verde é específica para feitura de bolos e doces em geral. Já a embalagem da direita pode ser usada tanto para bolos quanto para pães.

sábado, novembro 04, 2006

Pontapé inicial!



Este blog veio na esteira do Pecado da Gula, onde fiz grandes e incríveis amizades, ainda que virtuais, com conterrâneas espalhadas em vários cantos do mundo. Uma delas, minha querida Mamy, foi quem acendeu a lâmpada em cima da minha cabeça. Num email lindo e encorajador, contava sobre como as brasileiras aqui ficam perdidas e confusas na hora de fazer compras no mercado. Muitas vezes a Mamy precisou tirar fotos dos produtos para ensinar suas colegas. Não são poucas as pessoas que compram sal por açúcar aqui, já ouvi muitas estórias desse tipo!

Depois de 16 anos morando aqui, creio que já adquiri um pouco de experiência pelo menos para diferenciar sal de açúcar!

Mas existem tantos tipos de açúcar, tantos tipos de farinha, fermentos, amidos, enfim, uma enorme lista que deixaria qualquer um enlouquecido e desesperado no mercado. Muitas vezes uso produtos que não são facilmente encontrados nos mercados e não gostaria que esse fosse um empecilho para executar alguma receita postada no Pecado da Gula.

Espero que aqui possa esclarecer algumas dúvidas, trocar idéias e dicas, fazer amizades tudo na base de muito respeito e atenção. Afinal, ninguém nasceu sabendo de tudo! Eu que o diga, pois quantas coisas venho aprendendo ao longo deste ano que se passou. Ingredientes e temperos que jamais passaram pela minha cozinha, sabores que nunca imaginei existirem. Tem sido um aprendizado todos os dias ao visitar blogs amigos, ao preparar receitas diferentes aqui em casa, enfim o mundo tem sabores e cheiros infinitos! Vem comigo, vamos passear por todas essas culinárias e nos divertir muito!