quarta-feira, dezembro 06, 2006

Gelatina de kon nyaku



O kon nyaku é uma massa de batata cozida muito usada em cozidos de legumes na culinária japonesa. Ele é bastante recomendado para pessoas que têm prisão de ventre. O mesmo benefício é propagandeado nesta gelatina de konnyaku (kon nyaku batakê). Além de ser gostosa, limpa seu corpo! É o que está escrito!
Graças a Deus nunca tive este problema, como porque é gostoso mesmo! rss
Único cuidado é na hora de comer, ela é bem durinha, mastigue muito bem para não se engasgar. Se for dar para crianças ou idosos, pique bem antes de oferecer. Mas se você é adulto, é só apertar na parte de baixo da forminha que ele é ejetado. Aí é só NHAC NHAC!

Melty Kiss



Mais chocolate???? Yes, a chocólatra aqui está sempre a experimentar quase todos os lançamentos de chocolate aqui. Agora que o frio começou, as prateleiras do mercado ficam abarrotadas de novidades.
Estes chocolates em cubinhos só podem ser degustados agora no frio. Existem três recheios diferentes: morango (ótimo), caramelo (lançamento deste ano, mas achei doce demais) e chocolate (melhor de todos) e todos envolvidos em chocolate em pó como trufas. Coloque um na boca e deixe derreter lentamente na boca. Ele some como por encanto, uma delícia!

Batata doce semi-seca




Adoro estas fatias de batata doce semi-secas (imô kiribôshi)! Comprei desta marca para experimentar mas não estava muito gostosa. Muito seca. As melhores batatas doces são secas por fora mas por dentro ainda macias e tenras.
Estas batatas são levemente assadas ou cozidas, fatiadas e deixadas ao sol para secarem.

Sal refinado



O sal que eu uso no dia-a-dia para temperar a comida. Fininho e soltinho.
Minha mãe já prefere o grosseiro abaixo, diz que este fininho não salga nada e volta e meia erra na medida quando vem para cá e entra na cozinha. Ela experimenta, não sente sal nenhum, coloca mais um pouco, mais um pouco, mais um pouco.... hummmm, ainda não tá salgado e bota mais um pouco e aí já sabem qual é o resultado ne? rsss

Sal comum



O sal comum aqui se parece muito com o açúcar. Tem aspecto de molhado, úmido. Apesar de não gostar de usar deste tipo para temperar comida, gosto sempre de ter um saco à mão para "lavar" as cascas de maçã ou laranja quando algumas receitas solicitam seu uso.
Nas cascas destas frutas aqui, vêm uma camada de cera que nas maçãs parece gordurosa e nas laranjas parece cola tenaz que secou e começa a descascar. Aprendi num programa de culinária daqui a fazer este processo para tirar esta cera da casca das frutas: lave as frutas e esfregue um punhado de sal em toda a casca. Depois é só passar água e usar nas receitas.
Já tentei o usar o sal refinado mas com este mais grosseiro sai mais rápido e melhor.

Sal grosso



O sal grosso ou "gaiên" como é conhecido aqui era basicamente usado só no churrasco em casa. Vendo alguns programas de culinária aqui fiquei com água na boca ao ver os peixes serem assados na brasa só com sal grosso como tempero. Experimentei uma vez com Ishimochi (não sei qual o nome em português, mas a carne lembra muito pescada) e nunca mais deixei de usar nos meus assados. Fica muito bom, dá uma salgada diferente. Pode parecer estranho lendo, mas se você provar saberá do que eu estou falando.
Mesmo para fazer um bife grelhado na frigideira, experimente temperar na hora com sal grosso e pimenta do reino moída na hora. Hummmmm! É 1000!
Gosto deste sal grosso rosado, tem um sabor bem delicado e já vem moído. Mantenha o pacote na geladeira e terá sempre ele soltinho.

Shoyu comum



O molho de soja não pode faltar em nenhuma cozinha japonesa. Este é o shoyu comum que pode ser usado nas mais variadas receitas. Desde o cozido até para comer com tofu. Agora com o oshogatsu (Ano Novo) se aproximando, comer mochi (bolinho de arroz) frito com açúcar e shoyu é de regra! Hummmm!

Usukuchi shoyu (shoyu mais ralo)



Ao contrário do que eu pensava, este shoyu mais ralo tem a mesma quantidade de sal que o shoyu comum. A única diferença é que, por ser mais claro, pode ser colocado nos cozidos como nishime (cozido de legumes) sem deixá-los pretos e com aparência feia.

Caldo de carcaça de galinha em pó



Já usei este pó de caldo de galinha (torigará suupu) em algumas receitas postadas no Pecado da Gula. Para quem não tem tempo para preparar um caldo fresco com a carcaça de frango, este pozinho é uma mão na roda. Bom para pratos chineses ou para preparar uma sopinha vapt-vupt de legumes.

Filtro para chá



Se existe um filtro de papel para café, precisavam inventar um filtro para o chá verde! Eles são bem práticos e dispensam o uso da peneirinha ou ralinho no bule de chá.



Abra um filtro, coloque a quantidade de chá desejada.



Coloque os dedões nesta dobra e desvire para o outro lado.



Está pronto o pacotinho para ser colocado na água quente. Depois é só esperar alguns minutinhos para beber um delicioso chá verde, sem sujeiras.
Aproveito para mostrar o chá verde que estou tomando no momento. Não sou fiel a nenhuma marca, acho todas ótimas!

Pó para endurecer óleo usado



Este foi um dos melhores achados que fizemos aqui no Japão. Não sei se já existe no Brasil mas é um pozinho que, depois de dissolvido no óleo usado, endurece e facilita na hora de jogar fora.
Foi uma senhora japonesa que nos ensinou a usar o tal pozinho depois de contarmos que conseguimos entupir a pia da cozinha de tanto jogar óleo ralo abaixo. Eu sei, super-hiper-anti-ecológico!
Cada envelopinho tem capacidade de endurecer até 600ml de óleo. Se o óleo estiver quente, só despejar o pozinho e dar uma misturada. Se estiver frio, dê uma aquecida antes para poder dissolver o pozinho. Fica bem durinho em uma hora ou menos agora que está frio e sai com facilidade.

Chocolate para adulto



Nesta temporada, as marcas mais populares de doces estão lançando um chocolate voltado para adultos. Explico: são tabletes de chocolate, com pinta de sofisticados e, apesar de serem ao leite (alguns já são meio-amargos) deixam no final um sabor de cacau na boca.
Estou especialmente apaixonada por estes aqui da Morinaga. Quando foi lançado nem tinha dado muita bola, a embalagem não me chamou a atenção, achei que fosse mais um entre vários tabletes de chocolate. Porém, outro dia zanzando pelos corredores do mercado esbarrei com uma pilha enorme destas caixinhas com a foto exatamente assim mostrado abaixo.


Achei um luxo, coisa de sofisticado, como eu disse logo no início. Lembrei-me de um casamento que fomos há muitos séculos atrás, super chique, onde foi servido no final de um delicioso jantar, um cafezinho acompanhado de tabletinhos assim de chocolate.
Este é apenas um tablete de chocolate ao leite, mas seu gosto é simplesmente divino. Algo assim para se colocar na boca e deixar derreter aos pouquinhos, sentindo o sabor do chocolate se intensificando cada vez mais até deixar como resíduo, o tal gosto do cacau, levemente amargo.

Missô



Missô é a pasta de soja fermentada e salgada. Aqui existem zilhões de marcas, experimentei algumas mas adotei este aqui com o peixinho estampado. Gosto muito de seu sabor e o melhor é que já vem com dashi (caldo de peixe e kombu). Apesar disso, quando vou fazer missô shiru, sempre coloco mais um pouco de hondashi (caldo de peixe granulado). O segredo de um bom missô shiru é colocá-lo por último, depois que os legumes estiverem já cozidos. Dissolva bem o missô e quando começar a ameaçar a abrir fervura, desligue e sirva. Você vai ver como fica delicioso! Neste friozinho, aqui em casa agora tem todo dia missô shiru, não tem coisa melhor depois de um longo dia de trabalho!