Como lavar arroz
Bom, aqui costumamos usar o koshihikari ou o akitakomachi, acho que são mais saborosos, têm o tal "amami" que os japoneses cultuam tanto.
Mas de que adianta um bom arroz se não for bem lavado? Pode parecer bobeira, afinal não é só lavar e pôr para cozinhar?, alguns podem estar pensando.
Talvez o arroz até fique bom, mas tenho certeza de que ficará melhor ainda se você seguir estas dicas que peguei há muitos anos atrás num programa de tv. Uma senhora que cozinha nestas pousadas de águas termais deu este passo-a-passo. Pode parecer trabalhoso, afinal temos tão pouco tempo para fazer as coisas em casa depois de um dia inteiro na fábrica, mas experimente fazer ao menos uma vez desse jeito e veja se não fica diferente.
A água usada para lavar e para cozinhar precisa ser FRIA! Embora a tentação de lavar em água morna neste inverno seja grande, resista.

Primeiro coloque o arroz medido numa bacia grande. Jogue bastante água e dê uma lavada superficial.
Jogue fora esta água e repita a operação. Escorra a água o máximo que puder.

Esfregue o arroz como se estivesse sovando um pão. Vá "sovando" e girando a bacia ao mesmo tempo para que todos os grãos sejam esfregados.

Em seguida, vá enxaguando o arroz até que a água fique limpa.

Passe o arroz numa peneira e deixe escorrendo por uns 20 a 30 minutos.

Após este tempo, o arroz ficará branquinho assim.

Passe o arroz para dentro da panela elétrica e coloque água até a marca indicada na panela de acordo com a quantidade de copos de arroz. Deixe o arroz de molho por cerca de uma hora. Só então coloque para cozinhar.

Logo que a panela apitar que o arroz está cozido, abra a panela e misture com colher apropriada, revolvendo todo o arroz.

Assim você obtém um arroz saboroso, com os grãos a brilhar como cristais!
Itadakimasu!