quarta-feira, janeiro 24, 2007

Como lavar arroz

A Cida deixou um comentário num dos posts perguntando sobre o tipo de arroz que eu uso, pois até agora nestes 13 anos de Japão ela ainda não conseguiu acertar um arroz gostoso.
Bom, aqui costumamos usar o koshihikari ou o akitakomachi, acho que são mais saborosos, têm o tal "amami" que os japoneses cultuam tanto.
Mas de que adianta um bom arroz se não for bem lavado? Pode parecer bobeira, afinal não é só lavar e pôr para cozinhar?, alguns podem estar pensando.
Talvez o arroz até fique bom, mas tenho certeza de que ficará melhor ainda se você seguir estas dicas que peguei há muitos anos atrás num programa de tv. Uma senhora que cozinha nestas pousadas de águas termais deu este passo-a-passo. Pode parecer trabalhoso, afinal temos tão pouco tempo para fazer as coisas em casa depois de um dia inteiro na fábrica, mas experimente fazer ao menos uma vez desse jeito e veja se não fica diferente.
A água usada para lavar e para cozinhar precisa ser FRIA! Embora a tentação de lavar em água morna neste inverno seja grande, resista.


Primeiro coloque o arroz medido numa bacia grande. Jogue bastante água e dê uma lavada superficial.
Jogue fora esta água e repita a operação. Escorra a água o máximo que puder.


Esfregue o arroz como se estivesse sovando um pão. Vá "sovando" e girando a bacia ao mesmo tempo para que todos os grãos sejam esfregados.


Em seguida, vá enxaguando o arroz até que a água fique limpa.


Passe o arroz numa peneira e deixe escorrendo por uns 20 a 30 minutos.


Após este tempo, o arroz ficará branquinho assim.


Passe o arroz para dentro da panela elétrica e coloque água até a marca indicada na panela de acordo com a quantidade de copos de arroz. Deixe o arroz de molho por cerca de uma hora. Só então coloque para cozinhar.


Logo que a panela apitar que o arroz está cozido, abra a panela e misture com colher apropriada, revolvendo todo o arroz.


Assim você obtém um arroz saboroso, com os grãos a brilhar como cristais!
Itadakimasu!

Meu presente de aniversário!



Entre jóias e coisas para cozinha, fico com a segunda opção! Não sou de muitas vaidades, passo longe de produtos de maquiagem e roupas da moda. Mas fico louca para entrar em lojas de utilidades domésticas, vai entender! Cada louca com sua mania! rsss
A minha panelinha já estava com o teflon todo lascadinho e achei que era hora de aposentá-la. São tantas opções de panelas para cozinhar arroz aqui que a gente fica meio zonza. Escolhi esta da Sanyo e estou bastante satisfeita. Cozinha rápido e o arroz fica uma delícia!

Biscoitinhos balanceados



Adoro estes biscoitinhos Balance On! Além de gostosinhos têm poucas calorias e cheios de nutrientes e vitaminas. Gosto mais deste de sabor queijo mas tem também no sabor de tomate com ervas e plain (natural). Segundo a embalagem, dois pacotinhos destes biscoitos contém os nutrientes diários que precisamos consumir. Fico meio a coçar a cabeça com estas coisas, acho que nutriente "de verdade" só comendo muita verdura, legumes e frutas mas, para quem tem preguiça ou não tem tempo é melhor comer outras besteirinhas.

Creme de leite fresco



Costumo usar este creme de leite nas receitas e para preparar chantilly. É um pouco mais caro que o whip cream mas o resultado é totalmente diferente no caso de chantilly. Acho que compensa gastar uns iensinhos a mais.

Spray de óleo



Ótima para fazer grelhados. Para untar fôrmas achei que não pulveriza por igual. Se jogo de perto fica uma poça de óleo, se jogo de longe suja tudo em volta da fôrma. Por este motivo, estou untando dentro da pia. Por aqui encontrei no mercado Uny.

Banha de porco



Aqui é chamada de "Raado" e é encontrada junto com as margarinas no mercado.

terça-feira, janeiro 23, 2007

Manteiga sem sal



Eis a manteiga sem sal que sempre uso aqui no preparo de pães e bolos em geral. Pode ser encontrada em qualquer mercado japonês. Antigamente vinha só escrito em japonês que é sem sal mas agora (acho que perceberam que tem estrangeiros morando nesta terra!) colocaram em inglês também. Aos poucos os fabricantes estão acordando e tentando facilitar a vida de quem não lê kanjis!

Margarina culinária



Costumo usar esta margarina no preparo de pratos salgados em geral. Foi a única que encontrei que diz que é para uso culinário, desde pães até doces. As outras margarinas acho que têm uma textura diferente e quando derretem ficam estranhas. Mas isto é uma constatação minha, de repente é tudo igual!
Com esta aqui nunca deu problema, só que ela é salgada. Se quiser sem sal, tem o cake margarine mas raramente uso aqui em casa, uso mais a manteiga sem sal.

Gordura vegetal



Aqui é vendido como shortening ou "shotoningu" em sotaque inglês ajaponesado. Vem em embalagens assim como da foto ou em tubinhos ou em latas como da Crisco. Eu particularmente prefiro esta última, de origem americana. Pode ser encontrado em mercados japoneses ou em algumas lojas de produtos importados ou mesmo nas de produtos brasileiros como o Takara.
Apesar de toda a propaganda de gordura trans e tal, de vez enquando acho que um empadão, torta de maçã ou cookies não matam ninguém ne? ;-p