domingo, julho 03, 2011

Atendimento japonês

Acho que todos os dekasseguis que voltam ao Brasil têm um verdadeiro tratamento de choque aqui no que diz respeito a atendimento no geral. No Japão pode ser a pessoa mais humilde, mal vestida, um joão-ninguém que será tratado tão bem quanto um "kanemoti" (de posses). Somos recebidos com um "irashaimasse" (bem vindo) e na saída com "arigatou gozaimashita" (muito obrigado). Lá o cliente sempre tem razão e quando há alguma queixa logo pedem muitos "sumimassen" (desculpas) e quando é o caso, trocam o produto e ainda oferecem alguma coisa a mais para desfazer o mal entendido.
Toda esta explicação é para contar sobre uma de nossas últimas refeições no Japão que foi no Mos Burguer.

Lá tudo é feito na hora depois de fazer o pedido e muitas vezes os lanches vêm aos poucos na mesa. Daquela vez, vieram as bebidas e os sanduíches primeiro. Por isso não estranhamos quando as batatas fritas com anéis de cebola não chegaram junto. Em outras ocasiões já havia acontecido isso, de vir alguma coisa depois. O balcão estava movimentado, muitos clientes fazendo pedidos e achamos que era este motivo da demora. Fomos comendo nossos sanduíches até que terminamos e nada das batatas! Aí realmente achamos estranho e o Luiz foi lá reclamar. Imediatamente o "sumimassen". Tinham se esquecido mesmo! Coisa rara!

As batatas chegaram depois de alguns minutos e junto duas barras de bolo gelado e muitos pedidos de desculpa e o funcionário que não parava de fazer "ojigi" (ato de se curvar).

Outra coisa que não me esqueço foi quando fomos numa loja de departamento em Nagoya. Já era quase hora de fechar e a tontona aqui decidiu ir até o último andar. Mal comecei a ver as coisas lá e começou a tocar aquela musiquinha de "bota fora" com a mensagem gravada agradecendo a visita e para que os clientes voltassem novamente.
Tratei de começar a descer as escadas rolantes e qual a minha surpresa ao encontrar no andar de baixo todos os funcionários enfileirados. Ao passar em frente deles, todos se curvaram e agradeceram em unissosso! Nossa, que vergonha!!!
Peguei outro lance de escada rolante e novamente os funcionários do outro andar me esperando (tive o grande azar de ser a única a vagar na loja de departamento)!!!
Bom, eram 8 andares então dá para imaginar a minha cara quando cheguei no térreo ne? rssss
Vergonha ou não dá para se sentir como um rei ou rainha com tapete vermelho estendido pelos funcionários e é exatamente este sentimento que os japoneses querem passar ao tratar os clientes.
Infelizmente nem sempre encontramos um atendimento mais gentil e atencioso por aqui. Por vezes somos ignorados pelos vendedores se não estamos "vestidos adequadamente" ou recebemos olhares atravessados se pedimos para ver algum produto.
Não sei se é a falta de treinamento ou se é preconceito mesmo mas acho que falta um pouco de visão por parte de algumas pessoas que trabalham com público em geral. Ok, hoje não compramos mas podemos voltar amanhã se fomos bem tratados, não é verdade?
E vocês, tem alguma experiência de atendimento japonês para contar? Conte para nós!

Marcadores:

Utensílios de cozinha para trazer

Balanças digitais.

Espátulas de silicone.

Raladores diversos do Microplane.

Aqui no Brasil tem balança e espátulas mas nenhum com design nem qualidade dos produtos que trouxe do Japão. Os raladores da Microplane encontrei aqui mas custam uma fortuna!
Os utensílios de 100yen também são ótimos, principalmente as bacias. Traga muitas de todos os tamanhos e formatos!

Marcadores: